segunda, 23 de outubro de 2023 - 21:06h
No dia 04 de outubro o Zoneamento Ecológico Econômico do Estado do Amapá (ZEE-AP) foi apresentado na 52° Expofeira.
ZEE realiza dois eventos, uma Mesa Diálogo e um Seminário.
Por: MARIA CECILIA SOARES DA COSTA FARO
Foto: Rafaela Araújo

No dia 04 de outubro o Zoneamento Ecológico Econômico do Estado do Amapá (ZEE-AP) foi apresentado na 52° Expofeira, com a realização de dois eventos, uma Mesa Diálogo e um Seminário.

No período da tarde foi realizada a Mesa de Diálogo sobre vegetação, conduzida pelo professor e pesquisador, Dr. Orleno Marques, que detalhou como se desenvolveram as pesquisas do ZEE-AP e apresentou os mapas gerados de vegetação e de uso do solo, além da identificação de áreas de campinaranas, as quais não tinham sido anteriormente catalogadas no Estado.

À noite foi realizado o Seminário do ZEE-AP com a finalidade de apresentar para a sociedade amapaense os principais resultados obtidos na etapa de Diagnóstico do ZEE-AP, nos diferentes eixos temáticos, bem como divulgar uma prévia da Integração e da fase de Prognóstico.

O Seminário contou com a participação de diversas autoridades, dentre elas, a Secretária de Planejamento – Jucinete Alencar, a Coordenadora da Unidade de Gestão de Programas Estratégico da SEPLAN – Maria Cecília Faro, o Diretor-presidente do IEPA – André Abdon, o Diretor de Pesquisas e Desenvolvimento Tecnológico do IEPA – Allan Kardec, o Secretário Adjunto da SEMA – Patrick Cantuária, o Deputado Estadual – Jesus Pontes, o Chefe Geral da Embrapa-AP – Antonio Claudio Almeida e o Secretário de Ciência e Tecnologia – Edivan Andrade.

O evento iniciou com a fala das autoridades presentes, seguida de uma breve explanação dos resultados por eixo temático: meio físico – Dr. Admilson Torres, Vegetação – Dr. Orleno Marques, Fauna – Dra. Claudia Silva, participação da EMBRAPA – Dr. Nagib Melém e socioeconomia – Dra. Julieta Bramorski.

Por fim, o professor da Universidade de São Paulo e consultor do ZEE-AP, Dr. Jurandyr Ross, apresentou a metodologia utilizada para a integração do ZEE-AP, os mapas síntese de todo o Diagnóstico realizado: de Unidades Ambientais Naturais e de Unidades Socioeconômicas, que integrados resultaram no mapa de Zonas Ecológico-Econômicas do Amapá. Vale ressaltar que se trata de um mapa preliminar que ainda passará por avaliação pública, em audiências previstas para iniciarem no mês de novembro.

 

Lariana Medeiros – UGPE/SEPLAN

IMAGENS RELACIONADAS
  • imagem2
  • imagem3
  • imagem4
+ notícias mais lidas
+ ler todas
NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

ZEE - Zoneamento Ecológico Econômico do Amapá
Av. Fab, 1129 - Santa Rita, Macapá - AP, 68900-066 - (96) 2101-4601 -
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2023 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá