sábado, 08 de fevereiro de 2020 - 20:58h
Entidades da sociedade civil promovem debate sobre o Zoneamento Ecológico-Econômico do Amapá
Integrantes do Fórum de Acompanhamento de Conflitos Agrários e Desenvolvimento do Amapá (Facade) participaram na manhã deste sábado dia 08/02/2020
Por:
Foto: Dulcivânia Freitas
Estavam presentes professores, estudantes, lideranças indígenas da Apitikatxi (Associação dos Povos Indígenas Tiriyó, Kaxuyana e Txikuyana), técnicos do ZEE e de órgãos ambientais, lideranças do Movimento dos Atingidos por Barragens, agricultores e integrantes da CPT.

Integrantes do Fórum de Acompanhamento de Conflitos Agrários e Desenvolvimento do Amapá (Facade) participaram na manhã deste sábado, 08/02, no Centro Diocesano de Macapá, de uma roda de conversa sobre o projeto Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Amapá (ZEE) que está sendo executado em cooperação técnica entre o Governo do Estado e a Embrapa. O ZEE servirá de instrumento para licenciamentos e investimentos do Governo do Estado, de investidores privados, órgãos de pesquisas, e outros segmentos nos meios rural e urbano. O Zoneamento vai ordenar oficialmente o território do Amapá, contemplando os aspectos econômicos, sociais e ambientais. 

Durante o encontro, realizado a convite do Facade, os participantes do fórum esclareceram dúvidas sobre a operacionalização do ZEE, a metodologia, seus impactos e ressaltaram a necessidade de aprimorar a governança do projeto quanto à participação da sociedade civil. Esta e outras sugestões serão encaminhadas formalmente à coordenação do ZEE, para alinhamento às atividades planejadas. Estavam presentes professores e estudantes do colegiado do curso de Geografia da Universidade Federal do Amapá, lideranças indígenas da Apitikatxi (Associação dos Povos Indígenas Tiriyó, Kaxuyana e Txikuyana), técnicos do projeto ZEE, técnicos da órgãos ambientais federais, lideranças do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), agricultores e integrantes da Comissão Pastoral da Terra. Atuou como mediadora do debate, a Engenheira Florestal pesquisadora da Embrapa Amapá, Ana Euler.

Saiba mais, click aqui!

+ notícias mais lidas
+ ler todas
NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

ZEE - Zoneamento Ecológico Econômico do Amapá
Av. Fab, 1129 - Santa Rita, Macapá - AP, 68900-066 - (96) 2101-4601 -
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá